Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro

Daae e Arquivo Público lançam vídeos no YouTube

Em comemoração aos 50 anos de sua criação, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro, em parceria com o Arquivo Público e Histórico Municipal, que neste ano completou 40 anos de fundação, produziram dois vídeos sobre o departamento de água. Para assistir aos vídeos, basta acessar o YouTube, no canal do Arquivo Municipal, chamado “Projeto Memória Viva: Arte, cultura e história”.

Um dos vídeos aborda aspectos da trajetória do Daae, iniciada no dia 05 de dezembro de 1969, além do seu desenvolvimento, personagens importantes, estrutura, estações de tratamento e os processos e etapas necessários para que a água chegue, com qualidade, às torneiras das casas do município. São mostrados informações sobre a captação, tratamento e distribuição da água.

Já o segundo vídeo retrata a história do abastecimento de água e esgoto em Rio Claro desde o século XIX, passando por várias etapas de desenvolvimento, até chegar aos dias de hoje, com o trabalho executado pelo Daae.

“O Daae hoje é referência nacional no tratamento de água devdo ao comprometimento e trabalho de excelência feito pelos funcionários, todos os dias, a todo instante, e esse vídeo é uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem o Daae e principalmente como é feito o tratamento da água”, comenta o superintendente Paulo Roberto Bortolotti, lembrando que as avaliações expedidas pela Agência Reguladora (Ares-PCJ) e pela Vigilância Sanitária de Rio Claro nos últimos anos atestam a qualidade da água.

Essa excelência foi reafirmada em boletim divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) em junho de 2019, quando Rio Claro obteve pontuação máxima no Ranking da Universalização do Saneamento entre cidades de grande porte (acima de 100 mil habitantes) em todo o país.

Desde 1979, o Arquivo Público Municipal cumpre papel importante na guarda da história local e o “Projeto Memória Viva”, existente desde 2009, tem contribuído para o registro de lacunas da história de Rio Claro, possibilitando novas maneiras de acesso a fatos históricos do povo e da cidade.

“Os vídeos são ferramentas de acesso à informação que facilitam pesquisas escolares e o conhecimento da história do nosso município pelos cidadãos”, afirma a superintendente do Arquivo Público, Monica Frandi Ferreira.

Além dos vídeos sobre o Daae e o abastecimento de água em Rio Claro desde o século XIX, o canal “Projeto Memória Viva: Arte, cultura e história”, do Arquivo Municipal, possui um acervo que conta com mais de 160 vídeos que retratam a história de Rio Claro. Todo o acervo pode ser visto também no site do Arquivo Municipal, no endereço: www.aphrioclaro.sp.gov.br/memoria-viva.

Telefone: 0800 505 5200 - 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados - Implementação: www.cebinet.com.br
Desenvolvimento: Leonardo Marcondes e Rogério Ap. Picceli - Colaborador: José Eduardo Abdalla