Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro

Daae explica cálculo em faturas feito conforme determinação da Ares-PCJ

Com o objetivo de resguardar a saúde tanto dos leituristas como a dos consumidores como forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus, de abril a outubro desse ano o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro, seguindo determinação da resolução nº 345 da Agência Reguladora Ares-PCJ, deixou de fazer a leitura dos hidrômetros em imóveis não padronizados, ou seja, naqueles que, para serem realizadas as leituras, é necessário entrar nos imóveis.

Desse modo, também seguindo a resolução da Ares-PCJ datada do dia 23 de março de 2020, o Daae cobrou, nesses meses, apenas a média do consumo, o que em alguns casos, foi menor do que o consumo real, dando a falsa impressão de que o consumidor estava economizando tanto no consumo, quanto na fatura. Com o retorno das leituras, em alguns casos, o consumo está maior do que a média que estava sendo cobrada.

O Daae ressalta que nos casos em que foram faturados o consumo menor, os usuários terão a diferença de consumo debitada em conta, onde o número mínimo de parcelas deverá ser igual ao número de meses em que o faturamento foi efetuado pela média.

Nos casos em que foram faturados o consumo maior, terão a diferença de consumo creditada em conta, onde o número mínimo de parcelas deverá ser igual ao número de meses em que o faturamento foi efetuado pela média. E nos casos em que houve grande acúmulo de consumo, o Daae está comunicando o usuário e realizando agendamento para atendimento.

Nesses casos, o Daae orienta que o único meio para resolver qualquer problema relacionado com as faturas e/ou negociar o número de parcelas a debitar, é procurando a autarquia, através da sua Central de Atendimento, pelo número 0800-505-5200, que atende chamadas de telefones fixos e celulares 24 horas, todos os dias da semana.

“Esses procedimentos adotados pelo Daae também estão seguindo determinações da Ares-PCJ”, ressalta o superintendente da autarquia, Paulo Roberto Bortolotti.

Todos os atendimentos estão sendo feitos somente por agendamento. Esse padrão remoto de contato é realizado de segunda à sexta, das 9 às 15 horas e foi adotado para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

As leituras voltaram a ser feitas quando Rio Claro passou, em outubro, para a fase verde da flexibilização da quarentena relativa à pandemia.

O Daae ressalta que o serviço está sendo feito obedecendo todas as medidas de prevenção e os protocolos sanitários, que continuam extremamente importantes e devem ser seguidos e respeitados por toda a população, como o uso de máscara, higienizar frequentemente as mãos com sabonete ou álcool em gel, manter o distanciamento social e sempre que possível, ficar em casa.

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