Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro

Daae desenvolve simulador da compensação da tarifa irregular

Como uma forma de auxiliar os consumidores interessados em habilitar a compensação das tarifas irregulares cobradas de setembro de 2015 a março de 2016, na administração anterior, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro desenvolveu um simulador do valor a ser recebido pelos consumidores.

A ferramenta está disponível no site da autarquia, que pode ser acessado no endereço www.daaerioclaro.sp.gov.br. Para ter acesso ao simulador, o usuário deve clicar em ‘2ª via’, item localizado na aba superior da página inicial. Com isso, automaticamente, será aberta uma nova aba para preenchimento dos dados, que são o Código do Cliente (CDC), dígito, ambos disponibilizados na fatura, e CPF ou CNPJ.

“É uma maneira de auxiliar o consumidor, informando o quanto será compensado em suas contas futuras ao realizar a habilitação da compensação”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

Após o preenchimento dos dados, o usuário deve clicar em ‘Entrar’. Uma nova página será aberta e então deve clicar em ‘Compensação”. Na página, serão exibidas as informações dos meses de referência, o valor consumido, o valor cobrado, a diferença cobrada (valor do reajuste irregular de 8,39%) e os valores totais, que é o total a ser compensado e o valor da compensação, já contabilizado nas 24 parcelas.

“No simulador, consta o valor das sete contas que fazem parte da compensação. Ressaltamos que o valor a ser compensado será de acordo com o número de comprovantes apresentados”, alerta o superintendente.

Para ter acesso ao simulador, é necessário que o cadastro esteja atualizado. Para isso, na página da segunda via, o usuário deve acessar o item ‘Atualização de CPF/CNPJ ou Alteração de Titularidade.’

Compensação no Daae

O atendimento para compensação da tarifa de água cobrada de forma irregular passa a ser feito, a partir de terça-feira (1), exclusivamente na sede do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, na Avenida 8-A, 360, Cidade Nova, das 9 às 15 horas. Até a segunda-feira (30), esse atendimento segue sendo feito no Atende Fácil, no paço municipal.

O município começou a receber as solicitações para a compensação da tarifa irregular neste mês. Um aumento de 8,39% aplicado na administração anterior entre setembro de 2015 e março de 2016, foi considerado irregular pela Justiça e agora o Daae está compensando quem pagou a mais pelos serviços de distribuição de água.

Conforme estabelecido em acordo com o Ministério Público e a Agência Reguladora (Ares-PCJ), para habilitar a compensação é necessário que o consumidor apresente originais e cópias de documentos pessoais (RG e CPF) e dos comprovantes ou extratos bancários dos pagamentos das contas com referência de setembro de 2015 a março de 2016. Também conforme o acordo, a compensação será proporcional ao número de comprovantes de pagamentos apresentados.

Ainda segundo o acordo, a compensação tem início em até 30 dias após a habilitação, e será feita em 24 parcelas nas contas futuras, exclusivamente sobre o consumo de água e esgoto, no imóvel indicado pelo consumidor. Também ficou acordado que o período para habilitação será de 12 meses, ou seja, até o dia 17 de setembro de 2020. Quem tiver dúvidas deve procurar o Daae.

Telefone: 0800 505 5200 - 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados - Implementação: www.cebinet.com.br
Desenvolvimento: Leonardo Marcondes e Rogério Ap. Picceli - Colaborador: José Eduardo Abdalla