Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro

Prefeitura destina área ao Daae para construção da nova ETA 1

Na tarde de terça-feira (1), o prefeito João Teixeira Junior encaminhou projeto de lei para a Câmara Municipal que destina uma área do município ao Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro, para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (Nova ETA 1), já com sistema de tratamento de lodo gerado integrado.

"É uma iniciativa em que visamos modernizar e melhorar a captação, tratamento e fornecimento de água para as regiões sul, leste e central, que representa 40% da cidade", afirma o prefeito Juninho.

Com isso, a atual ETA 1, que foi construída em 1949, será convertida em Central de Distribuição de Água, que terá capacidade de armazenamento de aproximadamente 16 milhões de litros de água tratada para abastecer os bairros interligados a essa estação.

"Faz 71 anos que a ETA 1 foi construída e está em atividade desde então, por isso, necessita de uma série de reformas, porém o custo equivale ao de uma nova ETA", afirma o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, ressaltando que toda a distribuição de água continuará sendo feita sem nenhum tipo de adaptação na rede de distribuição.

A área de aproximadamente 11 mil m² fica próxima da captação de água bruta do Ribeirão Claro e de acordo com o diretor de Gestão, Projetos e Planejamento do Daae, Ricardo Pires de Oliveira, será possível aproveitar tanto a rede de captação de água como a adutora de captação de água bruta já existentes.

"O restante dessa adutora vai levar água tratada para a atual ETA 1, que será a nova Central de Distribuição, sem precisar fazer nenhuma alteração no sistema da rede de abastecimento, minimizando os custos finais de implantação de modernização de todo o sistema", complementa.

A área está localizada na esquina da Avenida Nossa Senhora da Saúde, com a Avenida 7A, no Jardim Vila Bela. O prefeito Juninho visitou o local acompanhado do superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, da procuradora jurídica da autarquia, Adriana Lotumolo, e dos diretores Ricardo Pires de Oliveira e Marcio Frandi.

Telefone: 0800 505 5200 - 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados - Implementação: www.cebinet.com.br
Desenvolvimento: Leonardo Marcondes e Rogério Ap. Picceli - Colaborador: José Eduardo Abdalla