Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro

Suspensão do corte de água é prorrogado até dia 31 de dezembro

Na noite de segunda-feira (23), o município estabeleceu a prorrogação por mais 30 dias da suspensão dos cortes de água que estavam programados.

Esse trabalho feito pelo Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está paralisado desde março e o prazo, prorrogado diversas vezes ao longo do ano em decretos publicados em Diários Oficiais, se encerraria nesta terça-feira (24) e com isso, os cortes voltariam a ser feitos na próxima quarta-feira (25), fato inclusive noticiado através de nota oficial enviada pela autarquia.

Mas em decisão conjunta com o Daae, o prefeito João Teixeira Junior, seguindo decreto legislativo do Governo Federal que reconhece o estado de calamidade pública no Brasil em decorrência da pandemia do novo coronavírus, determinou a prorrogação do prazo sem cortes de água na cidade até dia 31 de dezembro.

"Houve uma preocupação do Daae em notificar os consumidores com antecedência sobre a retomada dos cortes de água, mas diante das circunstâncias que envolvem a pandemia do novo coronavírus, analisamos e definimos que até o dia 31 de dezembro não haverá cortes de água em toda a cidade", afirma o prefeito Juninho.

Apesar dos cortes de água estarem suspensos, o Daae reforça a necessidade de todos fazerem sempre o uso consciente e responsável da água. Ressalta ainda que a prorrogação vale apenas para os cortes de água.

As leituras e a emissão das contas continuam sendo feitas normalmente e por isso, não há isenção dos débitos e sim um prazo maior para que os consumidores possam se programar financeiramente nesta pandemia antes que haja o corte no fornecimento de água por falta de pagamento.

A autarquia orienta que os consumidores procurem o atendimento do Daae para negociar seus débitos evitando, assim, transtornos com o corte no fornecimento de água, após o vencimento do prazo ao corte.

A sede da autarquia está localizada na Avenida 8-A, 360, no bairro Cidade Nova e o atendimento presencial é feito das 9 às 15 horas, de segunda à sexta.

Com o objetivo de evitar aglomerações, o atendimento segue sendo feito somente por agendamento, pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas e atende chamadas de telefones fixos e celulares. O uso da máscara continua sendo obrigatório para que o atendimento seja efetuado.

Além da prorrogação do período sem cortes de água na cidade, está em tramitação na Câmara Municipal projeto de lei de autoria do prefeito João Teixeira Junior que prevê refinanciamento fiscal para débitos com a prefeitura e com o Daae.

Se aprovado pelos vereadores, o refinanciamento começará a ser feito no próximo dia 1º e irá até o dia 23 de dezembro, com descontos em juros e multa de 20% a 100%.

Telefone: 0800 505 5200 - 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados - Implementação: www.cebinet.com.br
Desenvolvimento: Leonardo Marcondes e Rogério Ap. Picceli - Colaborador: José Eduardo Abdalla