Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro

Daae faz plantios no Dia Mundial da Água

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro preparou algumas atividades ambientais que foram realizadas com 35 alunos do quarto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Sergio Hernani Fittipaldi, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado na sexta-feira (22).

As crianças de nove e dez anos de idade assistiram, na escola, a uma palestra ministrada pela equipe da gerência de preservação do Meio Ambiente da autarquia sobre a importância da água, sua origem, tratamento, preservação e cuidados e ao final, cada aluno da turma recebeu um kit educativo da autarquia, que neste ano comemora 50 anos de fundação.



“A atividade foi muito importante para entender que nós temos que preservar a água e toda a natureza”, comentou a aluna Ana Lívia Fernandes, de nove anos.

Depois, os alunos visitaram a nascente modelo, no bairro Vila Cristina e aprenderam sobre o seu contexto histórico e a importância de sua preservação e de todo o meio ambiente. Encerrando as atividades, realizaram o plantio de 35 mudas nativas no local que já conta com 277 árvores plantadas pela autarquia.



“Temos que tratar a água como o bem mais precioso do planeta, porque é finito e vital para a sobrevivência de tudo. Preservar esse bem, é preservar o nosso futuro”, enfatiza o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, que acompanhou a visita à nascente modelo, juntamente com diretores da autarquia.

A atividade faz parte do “Projeto Nascentes”, que tem como objetivo recuperar e ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos dentro do perímetro urbano de Rio Claro, em 10 nascentes por ano, com o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas, provenientes do viveiro do Daae.



“Além da manutenção das nascentes, neste ano, outros 10 locais entrarão no cronograma de recuperação da mata ciliar”, comenta José Crespo Filho, gerente de preservação do Meio Ambiente e coordenador do “Projeto Nascentes”, ressaltando que nos dois anos de projeto, cerca de 4.500 mudas de árvores frutíferas e nativas foram usadas com essa finalidade.



Além da nascente modelo da Vila Cristina, as nascentes dos bairros Diário Ville, Mãe Preta e Benjamin de Castro também recebem visitas monitoradas feitas com escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro durante o ano.

As escolas interessadas em agendar visita nas nascentes devem entrar em contato com o Daae pelo telefone 3531-5248, de segunda à sexta-feira, em horário comercial.
 

Telefone: 0800 505 5200 - 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados - Implementação: www.cebinet.com.br
Desenvolvimento: Leonardo Marcondes e Rogério Ap. Picceli - Colaborador: José Eduardo Abdalla