Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro

Daae amplia plantio de mudas para recuperação de nascentes e mananciais

Em 2018, a prefeitura de Rio Claro ampliou em mais de 150% a doação e plantio de mudas para a proteção e conservação de nascentes e mananciais do município, em relação ao ano passado. Entre 2017 e 2018, cerca de 4.500 mudas foram usadas com essa finalidade. Neste ano o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) utilizou 3.164 mudas de árvores frutíferas e nativas para preservação de recursos hídricos. Em 2017, quando a atual gestão assumiu o governo e criou o projeto Nascentes, foram 1.250 mudas.

“O projeto Nascentes une educação ambiental e plantio de mudas para difundir o respeito à natureza e a preservação ambiental, com o objetivo de valorizar e respeitar a vida”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Do total das mudas utilizadas ano passado no projeto Nascentes, o Daae doou 1.130 mudas e fez diretamente o plantio de 120 mudas. Neste ano, 2.522 foram doadas e 642 foram plantadas pela autarquia. Esse trabalho é feito em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

“Com o projeto Nascentes temos o objetivo de recuperar e ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos no perímetro urbano de Rio Claro em dez nascentes por ano”, ressalta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, acrescentando que, além da proteção e recuperação ambiental, essa ação é essencial para a preservação da água. “É uma ação de longo prazo,  portanto o trabalho terá continuidade nos próximos anos”, informa.



As dez nascentes ficam nos bairros Mãe Preta, Benjamin de Castro, Jardim Nova Rio Claro, Jardim São Paulo, Vila Cristina e Diário Ville. As duas últimas foram transformadas em nascentes modelo, com visitas monitoradas feitas com estudantes de escolas da rede municipal de ensino.

As mudas utilizadas no projeto Nascentes são provenientes do viveiro da autarquia, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi.

Com produção diária de 200 mudas de árvores, o viveiro do Daae foi totalmente reformado e modernizado pela atual gestão e atualmente tem cerca de 3.500 mudas para pronta entrega de árvores nativas, como jatobá, cedro rosa, paineira, ipês amarelo, roxo, branco, rosa, entre outras, e árvores frutíferas, como ameixa, pitanga, graviola e cereja.

As doações de mudas pela autarquia não são para fins pessoais como plantação em residências, e sim para plantação em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes, para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.



“O trabalho desenvolvido no viveiro é parte importante das ações para a proteção dos nossos mananciais, garantindo disponibilidade hídrica para o município, sendo um trabalho importante para a proteção e recuperação ambiental, principalmente na preservação da água”, comenta José Crespo Filho, gerente de preservação do Meio Ambiente do Daae e coordenador do projeto Nascentes.



As doações são limitadas a 50 mudas por pedido e são feitas somente mediante cadastro e agendamento pelo telefone 3531-5248, de segunda à sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A retirada das mudas é feita somente no local, com horário marcado, acompanhado pela equipe responsável pelo viveiro. O Daae fiscaliza os locais em que as mudas foram destinadas.

Telefone: 0800 505 5200 - 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados - Implementação: www.cebinet.com.br
Desenvolvimento: Leonardo Marcondes e Rogério Ap. Picceli - Colaborador: José Eduardo Abdalla