Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro

Prefeitura e Daae prestam esclarecimentos sobre abastecimento de água à população de Assistência

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, juntamente com o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, estive em Assistência na noite de quinta-feira (28) para esclarecer para a população, a situação do abastecimento no distrito que tem apresentado casos pontuais de cor mais escura na água.

“Toda mudança leva algum tempo para adequações. Pedimos desculpas pelo transtorno, mas temos responsabilidade e respeito e vamos resolver essa situação”, comentou o prefeito, ressaltando a conquista em levar água das estações de tratamento (ETAs) ao distrito, após décadas de espera.



Desde a inauguração da adutora de sete quilômetros no início de dezembro do ano passado, que possibilitou levar, pela primeira vez na história, água das ETAs até Assistência, substituindo a água salobra do poço artesiano que abastecia a região, funcionários do Daae têm monitorado diariamente o abastecimento e realizado descargas de cavalete para, progressivamente, resolver a situação da coloração escura na água.

A reunião aconteceu na Escola Municipal João Batista Maule, um dia depois da autarquia ter feito a instalação de um registro de descarga para limpeza em pontos da rede e, por conta disso, ocasionou em alguns casos de cor mais escura da água.

“Por mais de 40 anos, o distrito era abastecido por poço artesiano, com água salobra, de alto pH e grande presença de carbonato, formando resíduos gelatinosos nas paredes das tubulações. A água que vem das ETAs, com outra propriedade, dissolveu esses resíduos. Por isso que estamos fazendo essas descargas e limpezas na rede para eliminar esses resíduos para que a água seja distribuída normalmente”, explicou o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, acrescentando que a água não oferece riscos à saúde.

Durante as explicações, o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, mostrou aos presentes, um pedaço de tubulação bastante antiga, repleta de incrustações.



“Esse é um dos motivos que pleiteamos a autorização do financiamento de R$ 60 milhões junto à Câmara Municipal”, reitera o prefeito João Teixeira Junior.

Desse montante, R$ 5 milhões serão destinados ao Daae para serem investidos em melhorias na infraestrutura e troca de trechos da rede de abastecimento.

Atentos aos esclarecimentos, moradores também fizeram questionamentos sobre o abastecimento no distrito.

“Foi uma conversa muito proveitosa, com explicações bem feitas. Isso mostra preocupação e vontade em querer resolver a situação”, comenta Maria Pereira da Silva, de 68 anos, moradora de Assistência há mais de quatro décadas.

A autarquia orienta a população a relatar casos de cor mais escura na água e solicitar descarga de cavalete e teste da qualidade da água gratuitos em seu imóvel, por meio de agendamento, que deve ser feito pelo telefone 0800-505-5200.

Também estiveram na reunião, o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, o subprefeito de Assistência, Paulo Maule, o vereador Rafael Andreeta e diretores e funcionários do Daae.


 

Telefone: 0800 505 5200 - 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados - Implementação: www.cebinet.com.br
Desenvolvimento: Leonardo Marcondes e Rogério Ap. Picceli - Colaborador: José Eduardo Abdalla