Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro

Funcionários do Daae participam da 19ª Sipat

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro iniciou na manhã de segunda-feira (27), a 19ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), no centro de treinamento da autarquia, na Avenida 10-A, no bairro Cidade Nova.

O evento começou com relato que sensibilizou os presentes. O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Rodrigo Del Conte, sofreu um acidente de trabalho em 1989, aos 14 anos. Ele perdeu o braço direito durante reparo em uma máquina de engenho de cana de açúcar e, diante disso, enalteceu a importância dos eventos da Sipat.



"Sou exemplo vivo da importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Estar nesse evento me faz querer lutar por segurança no trabalho. Se eu soubesse antes as coisas que aprendi na Sipat, talvez minha história fosse diferente", disse, emocionado.



A Sipat deste ano conta com apoio das secretarias dos Esportes e Turismo (Setur) e de Saúde. As palestras têm como objetivo conscientizar o servidor municipal sobre a necessidade de se adotar medidas para evitar acidentes no trabalho e cuidar da própria saúde.

O superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, salientou a importância dos tópicos abordados na Sipat deste ano que tem como tema “Seja a mudança na segurança”. “Os conhecimentos aprendidos na Sipat devem ser sempre lembrados e utilizados no trabalho, tornando a jornada mais segura. Nós temos o compromisso de melhorar as condições de trabalho de todos, bem como a qualidade do serviço prestado na cidade”, destacou o superintendente.



A palestra inaugural “Lixo = Bicho" foi ministrada pela chefe de núcleo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Solange Mascherpe, que falou sobre a importância do descarte correto de resíduos para não atrair insetos, aracnídeos e outros animais, evitando a proliferação de doenças. Ao final foram sorteados brindes aos participantes.



A programação segue até sexta-feira (31), com palestras diárias a partir das 8 horas. Nesta terça-feira (28) haverá teste rápido para HIV e Hepatite C, além de uma palestra sobre doação de sangue com a enfermeira da Santa Casa de Misericórdia, Flávia de Almeida Silva. Na quarta-feira (29), a técnica em segurança do trabalho, Márcia Calligaris fará a palestra “Segurança, Educação, Compromisso de cada um, Responsabilidade de Todos”.

As fisioterapeutas Amanda Ritter e Kelly Berni ministram palestra sobre ergonomia e postura na quinta-feira (30). E na sexta-feira (31), dia do encerramento da Sipat, será realizada a palestra “Educação no Trânsito”, com o instrutor Fábio Butka.

Telefone: 0800 505 5200 - 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados - Implementação: www.cebinet.com.br
Desenvolvimento: Leonardo Marcondes e Rogério Ap. Picceli - Colaborador: José Eduardo Abdalla