Daae, há 52 anos cuidando da água de Rio Claro com respeito e eficiência

Sempre buscando melhorias na captação, tratamento e abastecimento de água para a cidade, a autarquia faz 52 anos neste domingo.

No dia 05 de dezembro de 1969, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro foi criado como entidade autárquica e independente, com a assinatura da Lei Municipal número 1.144, pelo prefeito Álvaro Perin.

O início do Daae é considerado um marco fundamental da nova fase do saneamento básico do município que começou a se modernizar e, sob o comando de Oswaldo de Oliveira Brossi, primeiro superintendente, teve início a melhorias visando a qualidade da água em toda a cidade.

Neste domingo (5), o Daae completa cinquenta e dois anos de existência e atualmente possui infraestrutura para garantir água potável em todas as torneiras da cidade, com mais de 80 mil ligações de água, com extensão de redes de água com mais de 900 quilômetros; cinquenta e três reservatórios ativos e oito Estações de Tratamento de Esgoto, sendo uma em cada distrito (Assistência, Batovi, Ajapi e Ferraz) e quatro na área urbana, com destaque para a Estação de Tratamento de Esgoto no Jardim Novo, que conta com o sistema holandês NEREDA®.

A autarquia possui duas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e ETA 2). A ETA 1 “José Maria Pedroso” está localizada no bairro Cidade Nova e começou a ser construída em 1945, teve sua primeira etapa concluída em 1949 e foi ampliada em 1969, passando a ter volume de 400 litros de água por segundo. A captação da água bruta é feita no Ribeirão Claro, com produção média de 38 milhões de litros por dia, sendo responsável pelo abastecimento de 40% da cidade.

Os outros 60% são distribuídos pela ETA 2 “José Crespo”. Inaugurada em 1982, fica na estrada que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi. A captação é feita no rio Corumbataí e são tratados 500 litros por segundo, com produção média de 43 milhões de litros por dia. Toda essa produção chega a 1,5 milhão de m³/mês de água para toda a população.

Também há a Central de Reservação e Distribuição de Água Tratada, construída em 1998, no Distrito Industrial, com 16 milhões litros de água de reserva.

“Hoje o Daae conta com 214 funcionários. Todos são essenciais para o funcionamento do Daae. Trabalham dia e noite, 24 horas, todos os dias, incansavelmente para levar água de qualidade a todo instante para toda a cidade e merecem respeito e admiração de todos pelo trabalho executado, sempre com total comprometimento e competência”, ressalta o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.

Respeito e cuidado diário com a água

Todos os dias, o Daae faz um rigoroso e minucioso trabalho de verificação da qualidade da água com equipes trabalhando 24 horas, coletando no mínimo 10 amostras, em pontos aleatórios da rede de todo o município e distritos para a realização de testes laboratoriais para verificação dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

A nova gestão tem trabalhado focada e empenhada em reestruturar o Daae para a retomada de investimentos para melhorar cada vez mais a captação, tratamento e abastecimento de água em Rio Claro.

“Com diretrizes elaboradas em conjunto com o prefeito Gustavo Perissinotto, nosso propósito é resgatar o Daae. Trabalhamos sempre em busca de melhorias para elevarmos o grau de eficiência ao levarmos água de qualidade para toda a população. A água é o bem mais valioso do planeta e a tratamos com o respeito e cuidado que merece”, finaliza o superintendente do Daae.