Sistema de Tratamento de Esgoto

Rio Claro possui 668 Km de redes de esgoto e 60.190 ligações (dezembro/2004), com uma cobertura de 99,3%, sendo que o restante (0,7%) se resume em três loteamentos (Recreio das Águas Claras, Residencial Florença e Fontes e Bosque Alam Grei).

Tratamento de Esgotos:

Rio Claro possui um Plano Diretor de Esgoto, que orienta as medidas de implantação do Sistema de Esgotos, tão necessários a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população.

O plano está dividido em duas etapas de implantação, sendo a primeira de 2000 a 2010, com custo total das obras da ordem de R$ 25.000.000,00, correspondendo a 100% da população atual e a segunda etapa de 2011 a 2020 com custo global de R$ 15.000.000,00, que atenderá as populações futuras de acordo com a taxa de crescimento atual do município, o Departamento já colocou o plano em execução pretendendo seguir rigorosamente o cronograma físico e financeiro do plano.

O estudo detalha todas as ETEs, num total de 8 (unidades), as elevatórias, os emissários e interceptores, sendo que destas, duas estão em pleno funcionamento ( ETE -Jardim das Palmeiras ) e ( ETE – Jardim das Flores ), atendendo um total de 30%, bem como uma elevatória no Jardim Boa Vista.

» ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – Distrito de Ajapi

» ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – Distrito de Batovi, Assistência e Ferraz

» ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – Jardim das Flores

» ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – Jardim das Palmeiras