As dívidas negociadas com o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro no Refis da autarquia somam pouco mais de R$ 9 milhões.
O atendimento começou no dia 03 de maio e foi encerrado no dia 29 de dezembro e este refinanciamento fiscal deu oportunidade de negociação de dívidas com o Daae, inclusive de contas com vencimentos em 2021, com descontos de até 100% nos juros e multas.
Foram registradas 3.244 negociações, totalizando R$ 9.193.531,78. Dessas, 694 foram feitas parcelas únicas e 565 pagamentos à vista, o equivalente a R$ 1.757.392,79.
“Comparado com Refis de outros anos, consideramos uma arrecadação positiva que vai reforçar o caixa do Daae. O pagamento das contas de água e esgoto permite que a autarquia mantenha, ao menos, as atividades do abastecimento público”, comenta o superintendente do Daae, Osmar Junior.
As dívidas totais dos usuários ultrapassavam R$ 85 milhões e ainda de acordo com o superintendente, este débito compromete o trabalho desenvolvido pelo Daae na cidade e é um dos fatores que restringem a modernização, melhorias no sistema e investimentos necessários.
“Estamos desenvolvendo um sistema para sermos mais efetivos nas cobranças. O primeiro passo para isso foi a volta do corte de água por inadimplência, que é uma ferramenta legítima que precisa ser executada para termos uma cobrança de água mais efetiva”, ressalta Osmar.
Após meses de avisos e notificações, o Daae retomou em novembro de 2021 os cortes de água nos imóveis de quem tem as três últimas contas sem pagamento. Notificação sobre situação de corte está sendo emitida em papel rosa junto com as faturas de água e esgoto.
Quem receber este documento deve ligar para a Central de Atendimento do Daae, no número 0800-505-5200, que também atende chamadas de celulares, para esclarecimentos e agendamento para atendimento. O atendimento é feito na sede do Daae, na Avenida 8-A, 360, Cidade Nova, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas.