Ação é necessária para não comprometer o tratamento e o abastecimento de água. Previsão de normalização do fornecimento de água é para ainda durante a manhã.
Das 6 às 10 horas desta terça-feira (10), o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro vai precisar fazer a limpeza no canal de captação de água do rio Corumbataí e, como procedimento padrão e controlado, será necessário parar temporariamente a Estação de Tratamento de Água (ETA 2).
O serviço está previsto para ser concluído até às 10 horas desta terça-feira e o abastecimento nos bairros abastecidos pela ETA 2 começará a ser normalizado gradualmente logo após a conclusão dos trabalhos.
De acordo com a autarquia, essa situação se deve ao fato do nível do rio ter diminuído repentinamente, acumulando grande quantidade de terra na área próxima da canaleta de captação.
“Esta é uma situação rotineira no período de estiagem. Essa grande quantidade de terra foi arrastada para a área, que precisa ser limpa para não comprometer o tratamento e o abastecimento de água”, explica o diretor técnico do Daae, Denilson Massaferro Junior.
“Essa ação é feita para evitar o entupimento da canaleta para mantermos a captação de água bruta do rio para tratamento e não comprometer os trabalhos na ETA 2”, acrescenta o superintendente do Daae, Osmar Junior.
O serviço emergencial de limpeza na canaleta poderá causar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água no Distrito de Ajapi e nos bairros Mãe Preta, Grande Cervezão, Santana, Distrito Industrial, Vila Industrial, Arco-Íris, Alan Grey, Vila Verde, Vila Nova, Vila Martins, Jd. Floridiana, Jd. América, Jd. Progresso 1 e 2, Jd. das Flores, Jd. Bandeirantes, Jd. Primavera, Jd. Portugal, Jd. Karan, Jd. Ipê, Jd. São João, São Miguel, Santa Maria, São Caetano, Parque Residencial, Ipanema, Chácara Rupiara, Residencial Florença, Residencial Regina Picelli, Águas Claras, Santa Clara 1 e 2 e bairros próximos.
O Daae ressalta a importância de a população ter caixa d’água em suas residências, o que diminui os transtornos em ocasiões de baixa pressão ou interrupção no fornecimento de água.
Serão feitas descargas na rede, mas o retorno da pressão do abastecimento ocasiona arraste de incrustações presente nas tubulações, o que pode resultar em casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas ligações de telefones fixos e celulares, ou pelo Whatsapp, no telefone (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.
A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas por conta da pressão na rede, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.
A ETA 2 abastece 60% da cidade. Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1, que fica no bairro Cidade Nova e seguirá funcionando normalmente.