Treinamento foi voltado para aperfeiçoamento no gerenciamento do sistema de dados e adequações à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Com o objetivo de deixar o atendimento mais ágil e dinâmico, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro, realizou, na manhã e tarde de quinta-feira (26), treinamento aos servidores do atendimento da autarquia.
Ministrado pela CEBI Informática, empresa responsável pelo sistema informatizado do Daae, a capacitação foi voltada para aperfeiçoamento no gerenciamento do sistema de dados e adequações à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A ação também faz parte do processo de valorização dos servidores do Daae.
“Foi um treinamento bastante positivo, onde os servidores puderam tirar dúvidas e conhecer as melhorias no sistema em concordância com as diretrizes da LGPD”, avalia Aline Braga Soares de Souza, chefe de divisão de Cadastro, Faturamento e Cobrança do Daae.
“Este é um assunto de extrema importância e relevância para os servidores do Daae e para toda a população que procura atendimento na autarquia. O treinamento vai aperfeiçoar o atendimento em uma demonstração de respeito ao usuário”, observa o superintendente do Daae, Osmar Junior.
No início do mês de maio, o Daae promoveu uma palestra aos servidores sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Na ocasião, a advogada e professora, especialista em direito digital, Fernanda Hebling, abordou diversos tópicos acerca do assunto, evidenciando a lei que tem como principal objetivo, estabelecer regras para a proteção dos dados pessoais no âmbito público e privado, gerando uma maior confiança quanto ao uso das informações pessoais.
Em outubro de 2021, o Daae implantou uma série de melhorias visuais e cadastrais em seu site, atendendo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. O acesso para serviços no site só é liberado ao usuário habilitado após a realização de todo o cadastro. As informações ficam restritas ao usuário cadastrado no sistema da autarquia, proporcionando maior segurança e preservação das informações.
Essa medida também auxilia nos casos de aluguéis de imóveis, já que, de acordo com a Resolução nº 198 da Ares-PCJ, a responsabilidade pela atualização do cadastro e informação do real usuário é do proprietário do imóvel, sob pena de ser responsabilizado pelos débitos em função da desatualização cadastral.
O Daae também está melhorando o atendimento às imobiliárias e corretores de imóveis do município com o desenvolvimento do “módulo imobiliário”, agência virtual de serviço on-line em que as imobiliárias de Rio Claro poderão cadastrar todos os imóveis que administram, diretamente no site da autarquia, também seguindo as diretrizes da LGPD.
O atendimento presencial será retomado na sexta-feira (27), a partir das 8 horas e é sempre realizado de segunda à sexta até às 16 horas.
O Daae lembra os usuários que o Refis do Daae está sendo realizado até o dia 30 de junho em sua sede, que fica na Avenida 8A, número 360, no bairro Cidade Nova.
Todos os atendimentos devem ser agendados pelo número 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares, ou pelo Whatsapp, no telefone (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.