Daae faz demonstração do tratamento de água em evento sobre meio ambiente

Autarquia participa do 1º Encontro de Agentes Ambientais que contará com encontros durante o mês de junho.

Com o estande “Daae e nossa água de cada dia”, a autarquia participa, no espaço do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), do 1º Encontro de Agentes Ambientais.

O evento leva o tema “Soluções simples e sustentáveis” e faz parte das ações que estão sendo executadas pela Prefeitura de Rio Claro em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho e será realizado em mais sete datas ao longo do mês.

Com maquete produzida pelo Departamento de Meio Ambiente do Daae, no estande da autarquia, os alunos acompanham uma simulação do tratamento da água realizado em todo o município.

Também são abordados o contexto histórico e a relevância do Daae para o município, além da importância do uso consciente e da preservação da água.

Além do tratamento da água feito com qualidade e dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, o Daae realiza minucioso trabalho para assegurar a excelência da água distribuída na cidade, com inúmeras análises feitas todos os dias nos laboratórios da autarquia.

O município é abastecido por mananciais superficiais. O Ribeirão Claro tem a água bruta captada pela Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, que fica no bairro Cidade Nova e fornece água para as regiões Norte, Sul e Central, correspondendo a 40% da cidade.

Os outros 60% são abastecidos pela ETA 2, que capta água bruta do rio Corumbataí. A ETA 2 fica na estrada vicinal Nicolau Marotti, que liga o município ao Distrito de Ajapi e abrange bairros das regiões Leste, Oeste e alguns bairros da região Sul, além de Ajapi.

Além da exposição do Daae, os alunos participam de dinâmicas ambientais, tendo como objetivo produzir projetos a serem entregues ao prefeito.

O encontro conta com a participação de mais de 900 alunos. O programa Agentes Ambientais é desenvolvido com participação de alunos do 1º ao 9º ano das escolas públicas da rede pública municipal de ensino e está inserido no Programa Contínuo de Educação Ambiental.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal da Educação, por intermédio do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP) e também pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro e conta com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses, do Daae de Rio Claro, BRK Ambiental e Consórcio PCJ.