Daae acrescenta contas atrasadas de 2021 ao Refis

Condições especiais de pagamento podem ser negociadas até dia 29 de dezembro. Por conta da pandemia, os atendimentos devem ser agendados pelo telefone 0800-505-5200.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro continua realizando o refinanciamento fiscal (Refis), agora com novidade. Na quarta-feira (3) a autarquia acrescentou o parcelamento das contas atrasadas de 2021. Antes era possível renegociar apenas dívidas de até 31 de dezembro de 2020.

“Os acordos são feitos com direito a descontos progressivos, que variam de acordo com o valor da entrada negociada, além de outras inúmeras condições de pagamentos e descontos, o que vem resultando em grande procura para renegociações”, comenta o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior. A inclusão de contas em atraso de 2021 no Refis deste ano também atende iniciativa conjunta dos vereadores Serginho Carnevale, Val Demarchi e Hernani Leonhardt.

O Refis começou em maio e termina no dia 29 de dezembro. Como o atendimento está sendo feito somente por agendamento para reduzir os riscos de infecção pelo novo coronavírus, a autarquia pede para que os munícipes não deixem para negociar as dívidas na última hora, além de comparecerem nos dias e horários marcados para que o atendimento não fique vago, possibilitando que todos renegociem seus débitos com o Daae.

As renegociações são feitas na sede do Daae, na Avenida 8-A, 360, Cidade Nova, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas, no guichê da Dívida Ativa.

O agendamento deve ser feito por telefone, na Central de Atendimento, pela linha 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e atende chamadas de telefones fixos e celulares.

“O Daae quer ajudar os consumidores a quitarem suas dívidas e ficarem com as contas de água em dia. Para isso, as pessoas devem procurar o Daae para conhecerem as diversas propostas e condições existentes”, afirma o superintendente da autarquia.

Para renegociar, é preciso estar munido de cópias do RG e CPF e comprovante de endereço, documento de propriedade do imóvel como escritura, matrícula ou contrato de compra e venda do imóvel com firma reconhecida em cartório. No caso de locatário, deve ser apresentado o contrato de locação, também com firma reconhecida.

Para usuários de baixa renda, com deficiência ou portadores de doenças graves, existem mais condições especiais de negociação. Estes consumidores deverão apresentar, além dos documentos já citados, cópia do último holerite, cópia ou comprovante de benefício do INSS ou cópia da carteira de trabalho e previdência social. Portadores de doenças graves também devem apresentar avaliação médica atual.

Corte de Água

Também desde quarta-feira (3) o Daae retomou os cortes de água no município nos imóveis de quem tem as três últimas contas sem pagamento.

Notificação sobre situação de corte está sendo emitida em papel rosa junto com as faturas de água e esgoto há mais de 90 dias para os consumidores com algum débito com a autarquia, prazo determinado pela Agência Reguladora (Ares-PCJ) para que a ação do corte esteja legalmente autorizada.

Os consumidores devem ficar atentos quanto a essas notificações e, em caso de dúvidas, procurar a autarquia.