Evento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água, e também como ato de conscientização e valorização deste bem natural, ressaltando a importância do seu uso sem desperdícios.
No Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) fez o plantio de 200 mudas de árvores nativas e frutíferas, em terreno ao lado do ecoponto do bairro São Miguel, próximo ao anel viário da Avenida 62A.
Cerca de 30 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Sylvio de Araújo, que também são agentes ambientais, participaram do plantio das mudas e receberam orientações sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso consciente e sem desperdícios da água.
“É mais uma ação importante, parte dos projetos desenvolvidos no município para a educação ambiental das crianças que, por sua vez, são fundamentais para a construção de um futuro mais consciente a respeito das questões ambientais”, destaca o prefeito Gustavo Perissinotto, que acompanhou o plantio junto com o superintendente do Daae, Osmar Junior e outras autoridades.
Antes, a área, que fica na lateral da nascente modelo do Daae estava totalmente tomada por entulho e lixo devido a descartes irregulares feitos por uma pequena parcela da população.
Com o apoio das secretarias municipais de Agricultura e do Meio Ambiente, equipe do Daae realizou grande limpeza no local, com a retirada de aproximadamente 63 toneladas de lixo.
A nascente modelo “Manancial Vila Cristina/Estrada da Bomba” desemboca no Ribeirão Claro antes da captação de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA 1) e era utilizada como uma casa de bomba de captação, inaugurada em 1936 e desativada na década de 1950.
“É um plantio simbólico em homenagem ao Dia Mundial da Água, já que árvores e água têm relação direta, principalmente na questão da proteção dos mananciais. Além de ser uma área próxima da nascente modelo, é uma forma de inibir o descarte irregular no local”, comenta o superintendente do Daae, Osmar Junior.
As mudas de árvores nativas e frutíferas plantadas foram de Pau-Brasil, ipê, jacarandá, cambará, aroeira, uvaia, atemóia, mamoeiro e amoreira. Todas são cultivadas no viveiro do Daae, que fica na ETA 2, na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi, e são usadas em projetos ambientais de proteção de nascentes e mananciais do município (Ribeirão Claro e rio Corumbataí).
As mudas também estão disponíveis para a população, por meio de doações, feitas pela autarquia. Para isso, é necessário preencher um formulário. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3531-5255 e (19) 9.9940-9724.
Além do plantio e das orientações, foram distribuídas borrachas antiestresse em formato de gota, com a mensagem “Cada gota faz a diferença, cuide da nossa água”. O material foi fornecido pelo Consórcio PCJ.
Também participaram do evento o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli; o secretário adjunto da pasta, Alcir José Russo Junior; os vereadores Hernani Leonhardt, Pastor Diego Gonzales, Julinho Lopes, Irander Augusto, Moisés Marques e Rafael Andreeta; e diretores e funcionários do Daae.