Daae faz recomposição emergencial de barragem em área da captação do Ribeirão Claro

Não foi necessário interromper a captação, tratamento e o abastecimento de água para realizar o trabalho.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro está executando, desde o final da madrugada dessa sexta-feira (1), recomposição emergencial de uma das barragens da captação do Ribeirão Claro.

Localizada em Área de Preservação Permanente (APP) da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), uma reunião de emergência foi realizada entre Daae, Defesa Civil, Fundação Florestal e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Segurança para que o reparo fosse planejado e autorizado.

“Devido ao grande volume de chuva nas últimas semanas na região do Ribeirão Claro, houve grande concentração de água, rompendo parte dessa barragem. Após vistoria no local, descobrimos o vazamento e acionamos os órgãos responsáveis pela área para liberação e demos início imediato aos reparos necessários”, explica Denilson Massaferro Junior, diretor técnico do Daae.

A recomposição da barragem é de aproximadamente 35 metros e está sendo realizada para assegurar a estanqueidade da barragem, mantendo a captação, tratamento e abastecimento de água feitos pela Estação de Tratamento de Água “José Maria Pedroso” (ETA 1).

A captação do Ribeirão Claro abastece a ETA 1, localizada no bairro Cidade Nova, responsável pelo abastecimento de 40% do município.

O Daae não precisou interromper a captação de água para realizar o serviço, mantendo o tratamento e o fornecimento de água nas regiões abastecidas pela ETA 1.