Daae vai esvaziar reservatório do Jd. Centenário para obras que darão fim a vazamento

Alterações na rede fazem parte dos serviços para sanar o problema e estão previstas para terminar na terça-feira (8), podendo causar oscilações de pressão e vazão nos bairros da região.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro segue trabalhando para sanar o problema de vazamento na estrutura do reservatório de concreto no bairro Jardim Centenário.

Depois da elaboração de laudo técnico feito por empresa especializada, a execução da recuperação total da estrutura terá início nesta semana. Mas antes, será necessário esvaziar o reservatório com a realização de alterações no abastecimento da região.

Esse serviço terá início por volta das 8 horas da manhã de segunda-feira (7), quando equipes de manutenção da autarquia realizarão inúmeras manobras na rede, além da instalação de vários registros e válvulas controladoras de pressão.

“Os bairros continuarão sendo abastecidos, mas por ligação direta, sem passar pelo reservatório. Essas alterações na rede precisam ser feitas para esvaziar o reservatório e possibilitar o início dos trabalhos de recuperação total da estrutura”, explica o diretor do Departamento de Engenharia, Obras e Planejamento, Nelson Uechi.

Essas manobras na rede poderão ocasionar oscilações de pressão e vazão na rede nos bairros Centenário, Benjamin de Castro e condomínios da região, Jd. das Palmeiras, Jd. Brasília, Jd. Guanabara, Jd. Esmeralda, Jd. das Nações 1 e 2, Nova Rio Claro e demais bairros desta região da cidade.

Esta etapa do serviço está prevista para terminar na terça-feira (8). O Daae ressalta a importância de a população fazer o uso consciente e sem desperdícios da água e informa que ter caixa d’água em suas residências diminui os transtornos em ocasiões como esta.

“Será um serviço bastante complexo, necessário para sanar o problema de vazamento neste reservatório. Pedimos a compreensão e paciência dos moradores destes bairros nos próximos dias”, comenta o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.

Ao término desta etapa, serão feitas descargas em vários pontos da rede, mas a eventual oscilação no abastecimento pode resultar em casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares, ou pelo Whatsapp, no telefone (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.