Daae voltará a divulgar boletim de alerta somente se houver novo desligamento da ETA 1

Expectativa é de que a captação de água no Ribeirão seja normal nesta semana.

Em virtude do grande volume de chuvas nos últimos dias, o departamento técnico do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro faz uma projeção otimista para o funcionamento das duas estações de tratamento de água do município.

Diante disso, o gabinete de gestão de crise decidiu suspender a divulgação diária do boletim de alerta à população sobre a paralisação no fornecimento de água, informa Osmar Silva Junior, coordenador do gabinete.

O boletim estava sendo divulgado diariamente, há mais de uma semana, por causa da forte estiagem que exigia o desligamento temporário da ETA 1 que abastece 40% do município e vinha sofrendo com o baixo nível de água no Ribeirão Claro, de onde é captada a água que trata e fornece à população.

De acordo com a Defesa Civil, nos últimos três dias foram registrados 101 mm de chuva. “E as previsões meteorológicas indicam continuidade de chuvas para toda a semana em Rio Claro”, informa o diretor Danilo Kuroishi.

“Se a chuvas cessarem e o Ribeirão Claro baixar a níveis que exijam novas paralisações da ETA 1 retomaremos a divulgação do boletim de alerta a população sobre o desligamento”, esclarece Denílson Massaferro Junior, diretor técnico do Daae.

O município de Rio Claro adotou boletins diários com a cor verde, amarela ou vermelha para facilitar a informação à população em relação ao rodízio de funcionamento da ETA 1 durante a estiagem. A cor verde indica que a ETA não foi desligada, a cor amarela informa desligamento das 9h às 15h e a cor vermelha, desligamento das 6h às 18h.

A orientação para o não desperdício de água continua, pois, conforme explica o Departamento Técnico do Daae, o município ainda está em racionamento e a pressão das bombas da ETA 1 continuam sendo controladas e reduzidas para diminuir a possibilidade de falta d’água nas torneiras.