Atualização: turbidez no rio Corumbataí diminui e abastecimento será normalizado

Previsão da retomada das operações e da normalização do fornecimento de água aos bairros abastecidos é para após às 21h desse domingo (19). No período da manhã, Daae precisou diminuir as operações da ETA 2 como medida preventiva para manter a qualidade da água.

De acordo com o departamento técnico do Daae, a turbidez do Rio Corumbataí diminuiu, possibilitando a retomada das operações da ETA 2.

Com isso, a normalização do fornecimento aos bairros abastecidos é para após às 21h desse domingo (19).

Serão feitas descargas na rede, mas o retorno da pressão do abastecimento pode resultar em casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas ligações de telefones fixos e celulares.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas por conta da pressão na rede, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

Entenda o fato:

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro informa que, devido à forte chuva de sábado (19), foi necessário diminuir, na manhã desse domingo (19), as operações de captação, tratamento e fornecimento de água da Estação de Tratamento de Água (ETA 2).

Isso se deve ao aumento na turbidez da água do rio Corumbataí, que apresenta maior concentração de matéria orgânica e barro. Também foi necessário desligar temporariamente a Central de Distribuição.

Segundo o departamento técnico da autarquia, essa é uma ação necessária como medida preventiva para manter a qualidade da água, já que a turbidez do rio Corumbataí chegou a 3.000 NTUs (Unidades de Turbidez Nefelométrica) e continua alta, sendo que o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), por legislação, determina que o tratamento deva ser realizado em até 100 NTUs.

Essa situação pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d’água no Distrito de Ajapi e nos bairros abastecidos pela ETA 2.

O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta e ressalta a importância de a população fazer uso consciente e sem desperdícios da água.

Os mananciais da cidade (Ribeirão Claro e rio Corumbataí) são monitorados várias vezes, todos os dias. A turbidez no Corumbataí segue bastante alta e ainda não há previsão da retomada das operações da ETA 2 e da normalização do fornecimento de água aos bairros abastecidos.

A ETA 2 fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi e é responsável pelo abastecimento de 60% da cidade. Os outros 40% são distribuídos pela ETA 1, que fica no bairro Cidade Nova e faz a captação da água bruta no Ribeirão Claro. Com turbidez dentro das condições para tratamento, segue funcionando normalmente.