ETA 2 já foi religada e o fornecimento de água deve ser normalizado até o final da manhã deste domingo (15).
Na madrugada de domingo (15), a Estação de Tratamento de Água (ETA 2) parou de funcionar devido a uma queda de energia na região.
O Daae acionou a concessionária de energia elétrica da cidade, Elektro, e a ETA 2 foi religada nas primeiras horas da manhã.
A ETA 2 fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi e é responsável por 60% do abastecimento da cidade. Os outros 40% são distribuídos pela ETA 1, que fica no Cidade Nova, que segue funcionando normalmente.
De acordo com a equipe técnica do Daae, a paralisação ocorrida por conta da falta de energia na região pode gerar baixa pressão ou interrupção no fornecimento de água nos bairros abastecidos pela ETA 2.
A previsão é que o abastecimento nos bairros afetados seja normalizado até o final da manhã deste domingo (15).
O Daae ressalta a importância de a população ter caixa d’água em suas residências, o que diminui os transtornos em ocasiões como esta.
Serão feitas descargas na rede, mas o retorno da pressão do abastecimento ocasiona arraste de incrustações presente nas tubulações, o que pode resultar em casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas ligações de telefones fixos e celulares, ou pelo Whatsapp, no telefone (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.
A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas por conta da pressão na rede, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.