Concessionária de energia elétrica da cidade foi acionada para realizar os devidos reparos na rede elétrica próxima da captação. Fornecimento de água nos bairros abastecidos deve ser normalizado ainda na noite/início da madrugada deste sábado (29).
Na noite deste sábado (29), forte chuva e raios ocasionaram a queda de energia da captação de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA 1). Por conta disso, o Daae precisou parar as operações de tratamento e fornecimento de água aos bairros abastecidos.
O Daae está trabalhando para religar a captação e acionou a Elektro, concessionária de energia elétrica da cidade para realizar os devidos reparos na rede elétrica próxima da captação.
A previsão para normalizar o abastecimento nos bairros afetados é para a noite/início da madrugada deste sábado (29).
A ETA 1 é responsável por 40% do abastecimento da cidade. Essa paralisação das operações da ETA 1 pode gerar baixa pressão ou interrupção no fornecimento de água em bairros abastecidos por esta Estação de Tratamento de Água. Os outros 60% são atendidos pela ETA 2 que segue funcionando normalmente.
O Daae ressalta a importância de a população fazer o uso consciente da água e informa que ter caixa d’água nas residências diminui os transtornos em ocasiões como esta.
Também serão feitas descargas em vários pontos da rede, mas o retorno do abastecimento pode resultar em casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares.
A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.