Rio Claro faz parceria para diagnóstico ambiental em 129 propriedades rurais

Convênio foi assinado pelo prefeito Gustavo na quarta-feira (13).

Numa iniciativa da Agência das Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), a prefeitura de Rio Claro assinou parceria para a realização de diagnóstico ambiental em 129 propriedades rurais. “É um passo importante para a recuperação e preservação dos mananciais do município”, observou o prefeito Gustavo na quarta-feira (13) ao assinar a parceria.

A empresa responsável pelo trabalho terá 27 meses para amplo levantamento sobre restauração florestal, saneamento rural (com a substituição de fossas por biodigestores) e conservação de solo.

O plano de trabalho também irá estabelecer quantas e quais árvores deverão ser plantadas nas microbacias do Ribeirão Claro, Córrego do Batalha e Córrego Jacutinga, numa área superior a 3.000 hectares.

De acordo com Sérgio Razena, diretor-presidente da Agência PCJ, a expectativa é de que a partir da implantação das ações previstas no projeto, denominado “Nascentes Rio Claro”, o município passe a ser uma referência em iniciativas ambientais bem-sucedidas.

O projeto também terá a participação do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Secretaria Municipal de Agricultura, Casa da Agricultura, Sindicato Rural, Fundação Florestal e Unesp.