O sistema de Tratamento de água do Município se constitui de duas ETAs, a primeira denominada de ETA I – JOSÉ MARIA PEDROSO, que se localiza na parte central da cidade, Bairro Cidade Nova, construída em l.949 e posteriormente reformada em 1.963, com capacidade nominal de tratamento da ordem de 350 l/s, com tratamento convencional ( Floculação, decantação, filtração, desinfeção e fluoretação).
A segunda denominada de ETA II – JOSÉ CRESPO, que se localiza no Km 8 da Estrada Municipal Rio Claro/ Ajapí, construída em 1.982, com capacidade nominal de 500 l/s, porem com obras futuras podem as mesmas instalação alcançar uma produção de 750 l/s, também com tratamento convencional.
Ressaltamos que a ETA I – JOSÉ MARIA PEDROSO capta suas águas do Ribeirão Claro e a ETA II – JOSÉ CRESPO capta suas águas no Rio Corumbataí, conforme Resolução CONAMA n.º 20 são considerados como rios classe II.
A produção diária das ETAs corresponde :
ETA I – JOSÉ MARIA PEDROSO :- 25.000 m³/dia
ETA II :- JOSÉ CRESPO :- 35.000 m³/dia
Rio Claro conta hoje com 21.000 m³ de água em reservas, índice superior ao que se preconiza nas normas brasileiras ( 1/3 do dia de maior consumo), com um total de 36 reservatórios.
O controle de qualidade de nossa água tratada é feito baseando-se na portaria nro.: 518/04, com análises realizadas por laboratório próprio e temos ainda um sistema de contra prova pelo Instituto Adolfo Lutz,.
Realizamos ainda analises periódicas de metais pesados na água bruta e tratada, pela USP – São Carlos os laboratórios AcquaLab e Bioagki.
Os nossos mananciais são monitorados periodicamente pela UNESP- Rio Claro, no tocante a toxicidade.
São realizados mensalmente em nosso laboratório 110 análises laboratoriais em diversos pontos da cidade.
Rio Claro conta atualmente com 100% de abastecimento de água potável, totalizando 672 Km de rede e 61.630 ligações de água (dezembro/2.004).