Superintendente do DAAE explica reajuste tarifário para vereadores

Na tarde de terça-feira (15), o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior esteve, à convite dos vereadores, no plenário na Câmara Municipal para explicar como é elaborado o reajuste tarifário de água e esgoto.

“Este contato é extremamente importante para esclarecer os fatos. O Daae está sempre aberto ao diálogo e à disposição de todos dos vereadores”, afirma o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.

Osmar lembrou que o último reajuste foi há 24 meses, o que acarretou em um gigantesco desequilíbrio econômico-financeiro na autarquia e ressaltou que os reajustes determinados pela Ares-PCJ não visam lucro, apenas garantir equilíbrio nas finanças do Daae para que os serviços continuem sendo executados, oferecendo água de qualidade e de maneira ininterrupta para todo o município que tem mais de 200 mil habitantes.

“Foi uma conversa bastante produtiva e esclarecedora onde nós vereadores fizemos questionamentos e tivemos nossas dúvidas esclarecidas para entender o processo e cálculos feitos que determinam o reajuste tarifário de água e esgoto”, ressalta o vereador José Pereira, presidente da Câmara Municipal e autor do ofício que convidou o superintendente para a reunião no plenário da Casa de Leis.

Osmar também explicou que os estudos dos cálculos são feitos pela Ares-PCJ por meio de metodologia matemática chamada “fórmula paramétrica” com base na inflação acumulada nos últimos 12 meses (IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e nos balanços repassados pelo Daae como: folha de pagamento; encargos; custos dos insumos e produtos químicos para tratamento da água; inadimplência dos consumidores, energia elétrica e combustível.

E ressaltou que o reajuste não será unicamente para a cidade de Rio Claro, já que vários municípios associados com a Ares-PCJ também estão solicitando reajuste concedido pela Agência Reguladora.

Também participaram da reunião os vereadores Hernani Leonhardt, Geraldo Voluntário, Carol Gomes, Val Demarchi, Sivaldo Faísca, Serginho Carnevale, Adriano La Torre, Alessandro Almeida, Rafael Andreeta e Moisés Marques.

Após parecer consolidado da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento (Ares-PCJ) e apreciação do Conselho de Regulação e Controle Social dos Serviços de Saneamento do município de Rio Claro, a resolução que autoriza o reajuste de 14,80% das tarifas de água e esgoto foi publicado no Diário Oficial do município no dia 09 de junho. O novo valor tarifário entrará em vigor no dia 09 de julho, 30 dias após essa publicação, sendo cobrado nas faturas emitidas a partir de agosto.

Clique aqui para baixar a resolução na integra.